tag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post6924013380632804251..comments2023-03-21T14:03:51.498-01:00Comments on HORTA XXI: reordenamento do trânsito da cidade (2)Unknownnoreply@blogger.comBlogger18125tag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-64549482290438390672009-05-29T17:49:34.597+00:002009-05-29T17:49:34.597+00:00Ao Faísca,
Partindo do princípio que o novo passei...Ao Faísca,<br />Partindo do princípio que o novo passeio que propõe é do lado nascente do muro, ou seja, onde actualmente estão as pedras de quebra-mar, a ideia parece-me bastante apelativa, principalmente se o referiod passeio ficar mais abaixo que o nível da marginal, de forma a conseguirmos ignorar a presença dos automóveis. Não creio que o mesmo necessite ter mais do que 20m de largura e ainda dá espaço para criar espaços para lojas, cafés, postos de turismo, etc. encostados ao muro actual ficando a frente livre para a circulação pedonal e esplanadas. O problema desta solução é que a mesma está dependente da APTO e não da CMH porque essa área pertence ao Porto da Horta.<br />Quanto ao parque de estacionamento na Cônsul D'Abney parece-me uma óptima ideia, uma vez que a situação actual não é muito feliz.<br />Obrigado pela participação.Miguel Valentehttps://www.blogger.com/profile/09787815251232675711noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-12931168325894053492009-05-29T17:35:47.464+00:002009-05-29T17:35:47.464+00:00Concordo com algumas das propostas apresentadas, p...Concordo com algumas das propostas apresentadas, principalmente as que limitam o trânsito em diversas artérias da Cidade. No entanto deixo aqui algumas contribuições, e por favor não venham falar em custos elevados, pois nós também pagamos impostos e temos os mesmos direitos dos habitantes de outras Cidades, está na altura dos Faialenses alargarem horizontes e pensarem em grande e olhar para o futuro. Então lá vai:<br /><br />1 - Fazer um novo passeio marginal com 20,30 ou até 40 metros de largura entre a rosa dos ventos até onde as obras do novo Cais o permitirem, a actual via de circulação ficava apenas para trânsito, no actual passeio fazia-se estacionamento, no novo passeio poderiam passar as condutas do saneamento (não seria necessário escavar a actual avenida, a vala já estaria feita), criavam-se zonas de lazer, jardins, parque infantil, etc. bons exemplos não faltam noutras Cidades, bem como se criaria um espaço para a realização da Semana do Mar, sem os incómodos que agora causa. Além disso libertava o espaço entre a Avenida e as casas para o embelezamento que o espaço e a Cidade merecem.<br /><br />2 - No espaço entre o Bairro de Fundo de Fomento e o Conservatório, poder-se-ia facilmente criar-se um grande parque de estacionamento com pelo dois pisos (0 e -1), podendo até no espaço 0 fazer-se alguma coisa de jeito, pois neste momento o que lá existe é ZERO.<br />Deixo estas considerações.faiscahttps://www.blogger.com/profile/13811805100019321626noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-54570413908001672732009-05-27T19:03:10.138+00:002009-05-27T19:03:10.138+00:00Concordo com o Tomás. Existem diversas soluções pa...Concordo com o Tomás. Existem diversas soluções para estacionamento que não passem por retirar espaços de passeio para esse efeito. Em Lisboa existem diversos parque de estacionamentos subterrâneos abaixo do nível do rio. As instalações sanitárias da marginal estão abaixo do nível do solo. mesmo que não fiquem totalmente enterrados existem soluções que permitam uma ocultação dos automóveis. Parece-me no entanto essencial eliminar a actual reta que serve de convite aos aceleras. Parece-me essencial a criação de bolsas de utilização pública e a eliminação da ilha que existe actualmente que só serve para estacionar automóveis e para a semana do mar.Miguel Valentehttps://www.blogger.com/profile/09787815251232675711noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-2133114614318510442009-05-27T15:09:58.224+00:002009-05-27T15:09:58.224+00:00financeiramente - não faltam apoios para este tipo...financeiramente - não faltam apoios para este tipo de intervenções<br /><br />estruturalmente - já se fizeram manobras bem mais arriscadas em locais muito sensiveis, logo, é possivel<br />e ainda por cima não é preciso escavar mais do que 5metrosTomáshttps://www.blogger.com/profile/09242677165902770230noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-81778630660737805202009-05-27T13:51:09.643+00:002009-05-27T13:51:09.643+00:00A ideia do Tomás de enterrar os carros num parque ...A ideia do Tomás de enterrar os carros num parque subterrâneo seria certamente a melhor opção para aliviar o visual da cidade.<br /><br />Resta se:<br /><br />- Será viável estruturalmente falando: As estruturas antigas da cidade em torno das zonas propostas aguentariam a pressão das escavadoras no solo? <br /><br />- Será viável financeiramente falando: O elevado volume de investimento que implicaria compensa numa cidade com o um volume de tráfego da dimensão do da Horta?A ilha dentro de mimhttps://www.blogger.com/profile/12354144985330365901noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-40027339272879111652009-05-25T22:50:46.761+00:002009-05-25T22:50:46.761+00:00Pois, dês que não deforme a cidade como o de ponta...Pois, dês que não deforme a cidade como o de ponta delgada...Grifohttps://www.blogger.com/profile/00306751827082090129noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-54043477451202618162009-05-25T22:17:54.826+00:002009-05-25T22:17:54.826+00:00Este comentário foi removido pelo autor.Tomáshttps://www.blogger.com/profile/09242677165902770230noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-78526141929801717872009-05-25T22:17:54.132+00:002009-05-25T22:17:54.132+00:00estou a falar de parques de estacionamento a sério...estou a falar de parques de estacionamento a sério<br /><br />e não de carros no passeio, no relvado ou em fila indiana<br /><br />enterrar os carros<br />e aproveitar o solo!Tomáshttps://www.blogger.com/profile/09242677165902770230noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-25171872700200582812009-05-25T18:08:11.856+00:002009-05-25T18:08:11.856+00:00Mas esses parques já existem... só há o problema d...Mas esses parques já existem... só há o problema do estacionamento que se irá perder, esse tem de ir para algum lado e acho que aqueles pequenos espaços na avenida são ideais, na minha opinião, nem é um espaço muito grande, e concentraria todos os lugares de estacionamento retirados ás bermas da estrada da avenida para o alargamento do passeio Este e dos jardins oeste, da minha proposta.<br /><br />Acho que assim seria algo bem melhor e gostaria de ouvir mais criticas á minha proposta... :)Grifohttps://www.blogger.com/profile/00306751827082090129noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-65755222235026242132009-05-25T11:59:17.972+00:002009-05-25T11:59:17.972+00:00Acho que a solução a adoptar deve ter um carácter ...Acho que a solução a adoptar deve ter um carácter mais profundo<br /><br />não se devendo colar, nem viver em harmonia com os "alindamentos" de que a avenida está a ser alvo<br /><br />o estacionamento devia ser concentrado em duas ou três zonas<br />perto da avenida mas não na avenida<br />Rua Consul Dabney<br />Largo Duque d'Ávila<br />Travessa de São Francisco<br /><br /><br />já tinha feito uma referência a isso num artigo do FAZENDO<br />http://issuu.com/fazendofazendo/docs/10edicao/5?mode=embed&documentId=090206005612-9211d4818b4e429988dde96e59ce9678&layout=greyTomáshttps://www.blogger.com/profile/09242677165902770230noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-51644909665137843512009-05-24T20:46:04.178+00:002009-05-24T20:46:04.178+00:00http://img41.imageshack.us/img41/8900/imagem1x.png...http://img41.imageshack.us/img41/8900/imagem1x.png<br /><br />o que acham?Grifohttps://www.blogger.com/profile/00306751827082090129noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-37669505900415384002009-05-24T19:46:43.331+00:002009-05-24T19:46:43.331+00:00Ao Miguel Valente e Tomás
Sim talvez as 4 faixas s...Ao Miguel Valente e Tomás<br />Sim talvez as 4 faixas sejam exageradas, mas tal como no centro da cidade as lojas e cafés estão no lado oeste da avenida, onde já existem uns jardins mal tratados.<br /><br />Na minha opinião, as estrada devia ser chegada mais para oeste (maior espaço de passeio no lado este, e colocação de um caminho para viaturas de emergência e cargas e descargas (sentido único).<br /><br />Devido à falta de estacionamento que se vai fazer sentir, acho que se deveria fazer um bem planeado parque de estacionamento numa pequena parte da zona acho que vou desenhar...Grifohttps://www.blogger.com/profile/00306751827082090129noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-85417199857465517182009-05-23T13:56:41.879+00:002009-05-23T13:56:41.879+00:00Tal como o Tomás, acho que uma faixa para cada sen...Tal como o Tomás, acho que uma faixa para cada sentido é mais que suficiente para uma boa circulação. Creio que a solução actual, além de não permitir uma boa largura de passeios tem o problema gravíssimo de ser uma recta demasiado longa o que incentiva o excesso de velocidade por parte de alguns "aceleras".<br />Com os desvios propostos não só cria obstáculos ao excesso de velocidade com cria bolsas para utilização pública em adição aos passeios.Miguel Valentehttps://www.blogger.com/profile/09787815251232675711noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-78803447291483471972009-05-23T12:38:52.908+00:002009-05-23T12:38:52.908+00:00É extraordinário ler as diferentes opiniões e prop...É extraordinário ler as diferentes opiniões e propostas, em apenas 3 posts.<br />É evidente que "cada cabeça sua sentença" e cada qual dá a sua opinião a partir de determinado ponto de vista ou estímulo.<br />É desta panóplia de iniciativas, opiniões e divergências que poderá nascer um senso comum que permita chegar ao produto final, maioritariamente defendido pelas opiniões comuns. <br />Diferenciado depois pela capacidade técnica dos responsáveis e bem explicado o porquê de ser assim e não poder ser "assado", para que mesmo que não goste, me possa render à evidência e tomar a opção como minha.Mário Monizhttps://www.blogger.com/profile/13591878978592358817noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-31358792034781926652009-05-22T20:25:17.743+00:002009-05-22T20:25:17.743+00:00Grifo, bom... só tenho que discordar contigo, a no...Grifo, bom... só tenho que discordar contigo, a nossa avenida é única no mundo<br />e os carros que por lá passam não devem querer chegar rápido a muitos sítios<br />porque nós vivemos numa ilha<br /><br />a avenida pode continuar com as suas mais do que suficientes 2 faixas e os passeios serem dimensionados para que 10amigos possam passear lado a lado<br /><br />uma zona pessoal onde as crianças possam correr e onde as bicicletas tenham espaço para cair para o lado sem magoar ninguém<br /><br />há<br />espaço<br /><br />podemos deixar de ter o aspecto e a qualidade de vida urbana da cidade de provincia que já não somosTomáshttps://www.blogger.com/profile/09242677165902770230noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-65224567033483815012009-05-22T18:04:51.902+00:002009-05-22T18:04:51.902+00:00Horta, bom... só tenho que discordar contigo, a no...Horta, bom... só tenho que discordar contigo, a nossa avenida é dos poucos sítios que contrariam essa tendência e dá para um numero razoável (4 ou 5) lado a lado no passeio... <br /><br />Continuo somente a discordar daqueles dois cortes da avenida, acho que se devia cortar o caminho que vai passar a ser o único a ser possível circular e colocar a avenida com 4 faixas de rodagem e o outro seria uma ciclo via (e estrada de acesso a veículos de emergência, parque de estacionamento para compensar o perdido e jardins decentes...Grifohttps://www.blogger.com/profile/00306751827082090129noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-22417504443273669452009-05-20T16:01:45.688+00:002009-05-20T16:01:45.688+00:00A nossa avenida marginal é, sem dúvida, o parque d...A nossa avenida marginal é, sem dúvida, o parque de estacionamento mais bonito do mundo mas, 2 pessoas não conseguem passear lado a lado nos seus passeioshortahttps://www.blogger.com/profile/14914912402224935987noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1582537244720726966.post-15742366234953169552009-05-18T19:07:00.000+00:002009-05-18T19:07:00.000+00:00Sem dúvida que a nossa cidade carece dum urgente r...Sem dúvida que a nossa cidade carece dum urgente reordenamento de trânsito.<br />Penso estarmos no momento certo para encetar a recolha de contributos porque com as obras anunciadas para o porto e do saneamento básico, há que coordenar convenientemente a logística de todos estes processos.<br />É a oportunidade de dizermos a quem decide: "É isto que queremos. A partir daqui é com o quem tiver capacidade técnica e/ou vontade política!"<br />Não esquecer, sobretudo, o interesse de quem cá vive, de quem nos visita e a necessidade de projecção do nosso comércio tradicional, modernizado q.b.<br />...bora lá!!!Mário Monizhttps://www.blogger.com/profile/13591878978592358817noreply@blogger.com