sábado, 11 de abril de 2009

uma bacia a norte

O congestionamento do actual porto é um facto
mas a solução encontrada consistiu em criar uma nova bacia portuária no lado Norte da cidade, destinada ao tráfego de passageiros e servida por uma nova gare marítima.
A intervenção liberta a bacia sul, mas será que vai criar espaços públicos de qualidade?
Será que a Horta vai ficar uma cidade mais aberta, com mais vibração e acontecimentos espalhados pelo "centro" alargado entre as bacias
Aumentando o "centro"... vão aumentar a dimensão dos passeios?
Será que a cidade se vai fechar ao mundo e ao pico?
Será que vamos deixar de ver os ilhéus da madalena?
Será que a praia da conceição vai ficar sem areia ou vai aumentar o seu areal pela espalamaca fora?

Lançando perguntas, obtendo respostas, só assim poderemos perceber como vai ser viver nessa Horta

6 comentários:

Tomás disse...

para melhor compreensão da imagem
a sombra que se vê do lado direito em baixo
é do tribunal
(fotografia virtual de final de tarde)

Miguel Valente disse...

Tal como a maior parte dos faialenses, os meus conhecimentos sobre a requalificação do porto da Horta é bastante reduzida. Tenho ideia que a intervenção na Avenida 25 de Abril não está incluída nesta requalificação, uma vez que a mesma está afecta à autarquia e não à APTO. Creio, igualmente, que o PU da Horta também não prevê qualquer intervenção na referida Avenida.
Estou convicto que as cotas existentes após a intervenção de requalificação não provocarão obstáculos visuais relativamente a grande parte do canal e da ilha do Pico. Creio que com o contramolhe vai criar uma grande área de superfície marítima protegida, potenciando uma maior utilização por parte dos cidadãos para actividades lúdicas.
Quanto às alterações de dinâmicas de marés, provocadas pela existência do novo pontão, parece-me óbvio que as mesmas serão inevitáveis, mas infelizmente não tenho conhecimentos suficientes para perceber se as mesmas serão nefastas ou benéficas.

Diogo Duarte disse...

Esta é mais uma obra sem visão de futuro. Mais do mesmo para o Faial.
Vejam a nossa marina e a aerogare do aeroporto. Ampliados e requalificados há tão pouco tempo, e já tão problemáticos a nível de espaço e organização.
Esta obra de requalificação do porto da Horta irá atenuar o problema. Daqui a 10 anos vamos estar novamente a repensar numa requalificação do nosso porto. E mais uma vez qual será o entrave? Todas as obras que foram concretizadas anteriormente sem qualquer articulação e visão do futuro!

A ilha dentro de mim disse...

Duvido que se perca a vista para o mar e para o Pico, mas perder-se-á provavelmente a vista da praia para a cidade. Com sorte, o areal talvez cresca, mas não valerá a pena depois de poluídas as suas águas límpidas com a frequência naútica...

Acho que a obra era necessária, só tenho pena da localização. Será que não havia forma de salvaguardar uma das mais limpas praias da ilha? Uma praia nas costas de uma bacia portuária porto não é propriamente um lugar de sonho...

Quanto à cidade, não tenho dúvidas de que trará mais desenvolvimento e movimento ao lado norte. Só espero que compense os inconvenientes que trará à mais tranquila e pacata zona da baixa.

Grifo disse...

Este blog tem um prémio em Grifo :P

Tomás disse...

depois de perceber o projecto
passeei pela Horta com ele em mente

e pessoalmente
acredito que esta nova bacia portuária irá engrandecer a Horta

mas como vai aumentar o fluxo de tráfego em toda a cidade terá de haver restrições aos carros e ao estacionamento dos mesmos