quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os Carros Não Andam Às Compras















As cidades que hoje em dia estão mais em voga, aquelas que são mais atraentes e que captam mais atenções conseguindo por isso mais dinâmica cultural e turística são as cidades sem património natural, como Berlim, Madrid ou Braga.

Estas cidades tiveram de apostar na arquitectura de qualidade e nos espaços urbanos qualificados para conseguirem atrair pessoas (habitantes e turistas). Tiveram que construir património, criaram focos de interesse que oferecem qualidade de vida a todos os que não quiserem ficar fechados em casa.

A Horta é uma cidade cheia de património natural e, por isso mesmo, nunca precisou de fazer muito para que os turistas abundassem e os habitantes se sentissem acolhidos. A natureza dá-nos muito, dá-nos quase tudo... mas se lhe pomos cimento em cima tem de ser com cuidadinho.
Não me parece que o objectivo da Horta seja atrair o turismo de massas, mas se quisesse, facilmente se poderia tornar na capital da qualidade de vida. Em relação ao turismo, deverá apostar mais na qualidade do que na quantidade, e daí o "cuidadinho": é que não é precisa muita construção, basta refrescar a cara. As fachadas cheias de cores que por aqui abundavam nos anos 80 eram deliciosas e desapareceram por simples esquecimento, tal como o acesso pedonal ao monte queimado, que poderia ser o ponte de exclamação colocado estrategicamente no final do passeio maritimo pela avenida marginal.



Tantas coisas que podem ser sonhadas... tantas que duvido que se faça alguma. O melhor será destacar uma. Uma simples ideia que pode dinamizar toda uma cidade e que pode ser concretizada a custo zero. Basta que a Rua Conselheiro Medeiros passe a rua pedonal, basta isso porque é nesse ponto que a cidade pode dar o salto, centralizando o eixo Igreja de São Francisco/Banco de Portugal.


É que aquele jardim... aquele jardim já não se usa! Há 30 anos, talvez... com as árvores que o ladeavam. Mas hoje em dia não. Os arbustos, o gradeamento, o portão, é um jardim romântico em miniatura que em nada favorece a nossa cidade.
















artigo publicado no Fazendo n.28
www.fazendofazendo.blogspot.com

8 comentários:

Mário Moniz disse...

O que a nossa imaginação consegue...
Um destes dias devia-se promover uma tertúlia sobre o que queremos para a nossa cidade. Que serviria de embrião para outras e mais outras...
Que chamasse à participação cívica.

Carlos Faria disse...

Tomás dás uma pista, mas não apresentas uma verdadeira solução. qualquer forma não deixa de ser uma ponto de partida.
Eu preferia ver a dinamização da zona entre a Praça da República, Alameda e jardins anexos à torre do Relógio ou então da Avenida Marginal que sempre foi o meu sonho principal.

Tomás disse...

concordo que há outras coisas a fazer
e uma tertúlia iria ser excelente para perceber o que é que os Faialenses querem mudar


mas haverá coisa mais fácil e imediata do que cortar uma rua ao transito

do telégrafo para a frente
só peões
e bicicletas
e putos a correr

Júlio Correia da Silva disse...

É uma óptima ideia. Deveria começar-se por cortar a rua ao trânsito durante um período restrito. Por exemplo: de segunda a sexta entre as 17h e as 19h e aos sábados de manhã. Esta medida intermédia iria servir para se criar um movimento de opinião favorável ao corte permanente ao trânsito automóvel.

Tomás disse...

a rua já é cortada ao transito automóvel uma vez por ano, no dia 8 de dezembro

e já todos percebemos as vantagens...

o problema é que toda a gente anda de carro e menos uma rua para "circular" é uma dor de cabeça

cortar o transito e ter de contornar os carros estacionados e circular nos passeios para andar de loja em loja não é nada de especial

só quando forem abolidos os desníveis dos passeios e a rua ficar toda de nível é que se vão perceber as suas verdadeiras potencialidades

Miguel Valente disse...

Concordo plenamente com o corte de rua ao trânsito automóvel mas não na totalidade, permitindo a circulação automóvel aos moradores e veículos prioritários. Caso contrário tornamos a rua demasiado inóspita para os moradores criando, assim, mais razões para a desertificação da cidade. Creio que essa lógica deveria ser aplicada desde o Largo da República criando uma rua com lojas numa verdadeira rua comercial. Quem sabe com o tempo talvez seja possível a criação de uma cobertura em vidro sobre estas duas ruas tornando-a ainda mais apetecível para o convívio, mesmo nos dias de chuva.

Tomás disse...

O centro de ponta delgada são só ruas pedonais.
Angra do heroísmo, Praia da vitória e Velas também têm ruas pedonais, são ruas cheias de vida e de inóspitas não têm nada
O mercado da Praia da Vitória tem cobertura de vidro e não é nada agradável

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.