segunda-feira, 20 de setembro de 2010

dia europeu sem carros

Como será do conhecimento de todos, no próximo dia 22 (quarta-feira) será celebrado mais um dia europeu sem carros e da semana europeia da mobilidade. Este ano a Câmara Municipal da Horta resolveu aderir, parcialmente, a este projecto, promovendo diversas iniciativas nomeadamente: inauguração de mais um parque de bicicletas (será o sexto), organização de um ciclo paper e interdição de circulação automóvel, entre as 8h e as 15h30 do dia 25 de Setembro (sábado) da rua Serpa Pinto, Largo Duque de Ávila e Bolama e parte da rua Walter Bensaúde.
O Blogue HORTA XXI gostaria de dar os parabéns à Câmara Municipal da Horta pela adesão a este evento tão importante para a consciencialização ambiental de de qualidade de vida nas cidades, bem como às suas iniciativas propostas.
O blogue HORTA XXI gostaria, no entanto, de propor algumas iniciativas mais, bem como a alteração de outras na próxima edição, nomeadamente: introdução de postos de recolha e entrega de hortabike na totalidade das freguesias urbanas, através de protocolos com as juntas de freguesia. Utilização gratuita dos mini-bus durante toda a semana europeia da mobilidade. Interdição de circulação automóvel nos troços previstos durante toda a semana europeia da mobilidade.
Mais uma vez, aos organizadores dos "dias verdes cmh", apresentamos os parabéns, desejando que as sugestões apresentadas possam levar esta iniciativa um pouco mais longe.

2 comentários:

santosmadruga disse...

Julgo que apenas com uma alteração se poderia fazer a seguinte experiência:
1- Fechar ao transito automóvel o troço da Rua Serpa Pinto, entre o Totta e a Antiga Policia, ficando a Travessa da Boa Viagem com sentido único para a Avenida.
2-Fechar na Rua Conselheiro Medeiros, o troço entre a Rua Dr. Melo e Simas e a Travessa de O Telegrafo.
Seria uma boa maneira de se começar.
É apenas uma sugestão.
João

Miguel Valente disse...

Todas as sugestões para implementação de medidas de devolução das ruas aos peões são bem-vindas.

A proposta apresentada pelo João é interessante no sentido que corta as ruas já aqui mencionadas em apenas alguns troços, fazendo uma transição mais ligeira.

Obrigado pela sua sugestão e participação.