Para quem acompanha este blog desde o início, concerteza deve lembrar-se que o post inaugural foi sobre a Travessa do Porto Pim. Tal como referido nesse post, a existência de diversos contentores de lixo, estacionamento anárquico, passeios estreitos, etc., têm fomentado queixas por parte dos moradores, nos quais estou incluído. De forma a tentar resolver esses problemas desenvolvi um estudo de reordenamento da referida rua, no qual proponho uma organização dos estacionamentos e da circulação de trânsito, e substituindo os actuais contentores de lixo por uma "ilha ecológica" (acho que é assim que chamam aos pontos de depósito de lixo enterrados).
O referido estudo foi enstusiasticamente recebido pela Junta de Freguesia e será entretanto apresentado à Câmara Municipal.
A razão porque coloco aqui este tema prende-se com a rua da Areinha Velha (rua do café-video de Porto Pim), uma vez que apresento duas propostas, uma com trânsito automóvel no sentido Este-Oeste (rua Nova-Travessa do Porto Pim) e outra proposta com trânsito cortado, em que a mesma seria alvo de uma requalificação, nomeadamente alargamento do muro existente, com colocação de "conversadeiras", calcetamento da rua e requalificação da esplanada.
São estas duas propostas que gostaria de colocar à discussão neste blog, de forma a verificar qual delas reune mais consenso, a fim de poder apresentá-la na reunião com a Câmara.
Solicitava aos participantes que justificassem as suas opções, de forma a criar uma discussão construtiva.
13 comentários:
não percebi qual é a rua?
Proposta 1 sem dúvida, sem trânsito claro.
Ao Grifo, infelizmente como o estudo está centrado na Travessa de Porto Pim, de facto a Rua da Areinha Velha não aparece na totalidade, aparecendo o suficiente para verificar a diferença entre trânsito cortado e trânsito num sentido. A rua em causa é um pequeno troço que surge no canto inferior direito de cada desenho. Se reparares, na proposta 1 não existem setas de sentido de circulação, existem algumas mesas (esplanada) e a ligação actual à Travessa de Porto Pim é substituída por um lugar de estacionamento afecto ao café de Porto Pim. Na proposta 2 mantém-se como está (passando a rua a ter apenas um sentido). Naturalmente que na proposta 2 continua a existir a esplanada, mas nas condições actuais.
Prefiro a primeira proposta e acho-a a melhor sem duvida, se as coisas forem para a frente a zona de Porto Pim seria mais agradável sem duvida.
Se existe-se uma proposta dessas para o centro da cidade seria muito bom...
Um dos problemas de quem conhece bem uma cidade é que por norma não necessita de saber os nomes das ruas, pelo que andei a investigar.
A proposta 1 parece mais agradável à primeira vista, contudo a sua implementação cria um embróglio no saco-da-doca, pois um carro que entre na rua nova voltaria ao início da rua pois teria de subir à rua da rosa e voltar para trás, ou seja, sendo localmente mais aprazível recomenda um reordenamento de trânsito mais abrangente do que apenas na travessa do porto pim.
a proposta 2 pode ser menos conseguida localmente, mas não interfere com a organização do trânsito da área do porto pim já existente e melhora em muito a rua em causa.
Assim, se pensarmos em pequena área, opto pela 2, se é para alargar o plano e repensar a envolvente a solução 1 é mais agradável.
o que consideras o saco da doca?
Não concordo contigo pelo facto de se cortarem ruas muito pouco movimentadas...
Apesar da rua sem trânsito da proposta 1 me seduzir bastante, acho que o Geocrusoe tem razão. Duvido que a Rua da Rosa suportasse o desvio de trânsito diário, sobretudo no Verão, altura em que sofre um acréscimo substancial. Julgo que para isso seria necessário repensar também a zona envolvente do lado Este, cujas ruas estreitas são também um quebra-cabeças. Proponho um acrescento à proposta 1: só permitir trânsito local (moradores) na Rua Nova e Rua da Rosa. Isso diminuiria bastante o tráfego e canalizaria os banhistas para a outra entrada de Porto Pim.
Continuação de bom trabalho,
LB
Eu no verão nunca reparei que existissem naquelas duas ruas muito transito... mas não sou morador...
saco da doca é a zona oposta à entrada da uma doca, no caso da horta, a vertente norte do monte queimado
Naturalmente que escoar o trânsito da Rua Nova pela Rua da Rosa traz incómodos. É precisamente esse incómodo que irá permitir uma redução do trânsito da Rua Nova, a qual se pretende que seja mais vocacionada para os peões. Na proposta de reordenamento do trânsito da Horta que desenvolvi com a Ma-nao, e que será apresentada aqui na próxima semana, a Rua Nova e a Rua da Rosa são de trânsito condicionado nível 2 (em que a velocidade está limitada a 30Km/h e os peões e bicicletas têm prioridade total em todo o percurso). Uma boa parte das pessoas que utiliza a Rua Nova actualmente é para ir para a Travessa do Porto Pim, sem ter que dar a volta pelo lado Noroeste da baía. Se a Rua da Areinha Velha fôr cortada, grande parte do trânsito automóvel da Rua Nova desaparece, uma vez que deixa de existir esta alternativa mais cómoda. A solução é polémica, mas sou da opinião que não se deve condicionar uma utilização privilegiada para peões e para o lazer, para não causar alguns incómodos a alguns automobilistas.
miguel, eu percebo a tua ideia, não sei até se não terás mesmo razão, mas que pode ser um motivo de rejeição da proposta 1, pode. por isso chamei à atenção para a hipótese de se pensar em reordenar numa área mais vasta o próprio trânsito.
coloquei o horta XXI visível nos blogues que sigo, uma forma de divulgação sempre que haja novos posts.
para mim não são duas propostas
é uma boa intervenção
e uma mini intervenção
e opto pela bela opção 1
de mini intervenções estamos nós fartos
a ilha ecológica do largo da câmara trouxe alguma melhoria
mas do que aquele largo precisava era de muito menos espaço para o automóvel
como sugeri no fazendo n.10
http://fazendofazendo.blogspot.com/2009/02/edicao-n10.html
a opção1 parece-me excelente
e a rua nova, sendo o seguimento natural da marginal da horta, merecia isso e muito mais
mas acho que já é um bom começo
grão a grão...
teremos uma cidade bem melhor
Ao Tomás,
concordo contigo relativamente à dimensão da intervenção, sendo que esta é uma proposta de intervenção localizada para resolver um problema urgente que é a falta de ordenamento de uma rua bastante turística. Fico satisfeito por verificar que, na sua maioria, os visitantes deste blog são a favor de um corte de trânsito da rua da Areinha Velha, o que será enfatizado na reunião com a Câmara Municipal.
Quanto à reorganização do trânsito no centro da cidade, tal como informado num comentário anterior, pretendo colocar na próxima quarta-feira neste blog um estudo feito por mim e pela Ma-nao com esse fim, o qual servirá, espero, de base para uma discussão neste blog de forma a chegar-se a uma solução que melhore significativamente a circulação dos utilizadores do espaço público.
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